domingo, 14 de junho de 2015

Filme: O pequeno Nicolau

Pedi indicação de filmes franceses para uma amiga e ela me sugeriu "O pequeno Nicolau". Confesso que o título não me soou muito atrativo mas hoje resolvi assistir. 




Achei o filme uma graça!

Além de treinar o meu francês pude recordar dos tempos de criança... da ingenuidade e da pureza que tinha nessa época. 
Assim como no filme, muitas coisas que ouvia quando era pequena tomavam uma dimensão gigantesca... fruto da grande e fértil imaginação que ainda preservávamos nesta fase.

Éramos uma família de classe média e, naquela época sofríamos muito com a inflação. Era comum os adultos não saberem se o dinheiro seria suficiente para o mês todo. 

Meu pai era bancário. Um homem muito honesto e sempre preocupado com as contas que só aumentavam, falava, com uma boa dose se exagero: Se vocês continuarem gastando assim nós vamos ficar pobres!. Vou comprar um isopor para cada um e vamos vender pastel na rua.

Nossa... ele não imagina quantas noites eu demorava para dormir pensando em nossa situação dramática. Assim como o Nicolau, eu imaginava todo o cenário, vivenciava a situação... e até vendia uns 2 pastéis por dia...rs

Isso me faz pensar o quanto as palavras tem impacto quando somos crianças, desprovidas de julgamento, de bom senso, de maldade... aceitamos a palavra como vem... pura,,, simples e sem muitas referências...

A história do "vender pastel" e talvez um pouco de medo, me ensinou a cuidar do dinheiro, ser honesta e pensar no futuro.

Saudades do meu pai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário