sexta-feira, 26 de junho de 2015

Aprendizagens no caminho: Sobre confiar...

Uma das aprendizagens mais libertadores que tive na vida foi aprender a CONFIAR...





(No meu dicionário) 
CONFIAR = deixar que Deus e a vida mostre o caminho, direcione, escolha as pessoas...

Já fui uma daquelas pessoas que tenta controlar "até se vai chover"... ah, quanto sofrimento!!!!
A Psicologia, alguns anos de terapia e a fé me ajudaram a acreditar!
Acreditar que tudo vai dar certo, que as coisas vão fluir, que as pessoas serão corretas, que concluiremos um projeto, que alcançaremos os prazos.

Terão problemas no caminho? Sim, sempre! Mas o CONFIAR, também inclui eu acreditar na minha força e capacidade de resolver problemas e lidar com adversidades.

Mas por que estou escrevendo isso hoje?

Peguei um vôo de Curitiba para São Paulo e ao pegar minhas malas (2 malas de 32 kg), peguei 1 taxi e fui direto ao Consulado. Combinei com o taxista de ele dar umas voltas na quadra até eu retornar. Ele me deu o seu cartão e seguiu com minhas malas, computador e outros objetos de valor. Enquanto aguardava atendimento, conversei com uma estudante que também aguardava seu visto. 
Quando contei sobre o taxi ela falou: Você é louca! Aqui é São Paulo!. Como você teve coragem. 
E eu pensei... era minha única opção, então CONFIEI!

Ao voltar para o taxi comecei a conversar com o motorista e descobri uma pessoa maravilhosa, pastor de 53 anos, amante da psicologia (quer um dia fazer a graduação para poder ajudar as pessoas na igreja) e viajante do mundo. Grande surpresa! Normalmente não converso com taxistas mas hoje foi diferente.

Antes de fazer o caminho de Santiago eu já tinha um pouco de CONFIANÇA. Mas confesso que a experiência do caminho me testou várias vezes. 
E sim, ela aumentou!

Vou contar sobre a Monsté (uma amiga de Barcelona que conheci no caminho).
Era de noite, no albergue e véspera do início da minha caminhada. Começamos a conversar e Montsé perguntou se eu tinha mapas e guias e eu mostrei 1 pequeno guia que tinha ganho de brinde. Ela então me diz: Você não está nervosa com o caminho? Não tem medo de caminhar sozinha? E eu respondi: Porque? Eu deveria? Rimos juntas... Era o seu 3° dia de caminhada e ela estava com muita dor nos quadris. Acho que era disso que ela se referia.

O caminho ensina a confiar... confiar nas setas, confiar nas pessoas que querem te ajudar, confiar em deixar sua mochila na porta do albergue que ninguém vai roubar, confiar que a tendinite vai passar, confiar na massagem do Jesus Jato (curandeiro)... 
É isso!

Bom reviver essas aprendizagens!

Como estou indo viajar hoje, vou CONFIAR que dará tudo certo na imigração... que terá uma pessoa que me ajudará com as malas no trem... que será um ano de muitas aprendizagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário