sábado, 19 de setembro de 2015

As 10 coisas que eu adoro na Bretanha - França



Depois que eu escrevi “Minhas 3 desilusões amorosas com a França” alguns amigos disseram esperar ler sobre as minhas paixões aqui…

Realmente tem coisas aqui que eu adoro. 
Vou listar os TOP 10.

TOP 1 – A educação das pessoas
As pessoas são muito educadas… sempre vão dizer Bonjour, Bonsoir, Bonne Soirée, Bonne Journée, Courage, a bietôt, a tout l’heure, a revoir, bon appétit e todos os cumprimentos e despedidas possíveis. Todos, sem exceção!

TOP 2 – O carinho das pessoas com os Brasil e os brasileiros
Sempre que alguém percebe que não sou francesa e que digo que sou brasileira as pessoas são muito simpáticas, fazem comentários positivos do Brasil, falam em espanhol, contam de suas viagens ao Brasil, do que conhecem, da caipirinha, das praias, da beleza das brasileiras.

TOP 3 – O por do sol em Saint Malo                  
Sem comentários…
 
TOP 4 – A lua refletida na praia de Cancale
Não tirei foto, mas guardei o momento no meu coração e na minha memória. Cancale é um linda e pequena praia que me faz sentir um pouquinho do Brasil…

TOP 5 – O preço das roupas e as promoções
As roupas tem bons preços aqui. Claro que não podemos fazer a conversão pois com o Euro a 4,50 tudo fica caríssimo. Outra coisa que gosto é que as promoções realmente são promoções… Não é “A metade do dobro”.  

TOP 6 – Os juros e as taxas do banco
A negociação entre a empresa que eu trabalho e o banco me permite pagar 1 euro por ano pela administração da conta. Se eu fizer um empréstimo de 2.000 euros para pagar em 12 meses, ao final eu vou ter pago o valor total de 2010 euros… 10 euros de juros por 1 ano… parece piada, né?  


TOP 7 – Gavottes de chocolate preto
Essas gavottes são típicos aqui da Bretanhae  são como BIS… impossível comer 1 só… Sou viciada :)

TOP 8 – Quiche de salmão
J’adore… vende no Mercado e é uma das minhas salvações aqui.

TOP 9 – A variedade de opções de produtos naturais, integrais, sem glúten, sem lactose
Tem o COOP BIO (mini Mercado que vende somente esses tipos de produtos) e no Carrefour a sessão desses tipo de produto é bem farta. Muito bom. 



TOP 10 – Capas para edredon
Podemos comprar várias capas para edredon, tirar para lavar ou trocar sem precisar jogar o edredon fora.


2 comentários: